quinta-feira, 19 de março de 2009

Daqui a 20 anos...

Daqui a 20 anos, quantos anos você terá? A maioria estará ainda vivo, eu suponho e espero, e quem sabe até meu marido e eu.

Daqui a 20 anos, bebês que estão nascendo hoje estarão apenas chegando à idade de assumir suas responsabilidades como cidadãos, herdando o mundo que nós estamos hoje desenhando para eles.

Pois, olha só a previsão para daqui a 20 anos:

O aumento da população mundial e das demandas por água, energia e alimentos poderão provocar uma "catástrofe" em 2030, segundo previsões do principal conselheiro científico do governo britânico.

Segundo John Beddington, cientista britânico, com a população mundial estimada em 8,3 bilhões de pessoas em 2030, a demanda por alimentos e energia deve aumentar em 50%, e por água potável deve aumentar em 30%.

As mudanças climáticas devem piorar ainda mais a situação, vai advertir o cientista nesta quinta-feira, na conferência Desenvolvimento Sustentável RU 09, em Londres.

(...)

"Minha principal preocupação é com o que vai ocorrer internacionalmente, vai haver falta de alimentos e de água", prevê o cientista.(...) O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) prevê falta de água generalizada na África, Ásia e Europa até 2025. A quantia de água potável disponível por habitante deve diminuir dramaticamente neste período.

(...)

Melhorar globalmente a produtividade agrícola é uma forma de combater o problema, afirma Beddington. Atualmente, se perdem entre 30% e 40% de toda a produção, antes da colheita, por causa de pragas e doenças.

"Temos que procurar uma solução. Precisamos de mais plantas resistentes a pragas e doenças, e de melhores práticas agrícolas e de colheita", afirma Beddington.

(...)

De acordo com o cientista, também são essenciais melhorias na estocagem de água e fontes de energia mais limpas. John Beddington está a frente de um subgrupo de um novo departamento do governo criado para combater a segurança alimentar.

(Fonte: BBC Brasil - 19/03/09 07:53)

Pois bem... o que estamos fazendo hoje? É tão visível o efeito devastador da poluição e desmatamento que a humanidade tem causado ao longo da sua civilização (que se baseia na ganância imediata e egoísta), será que o povo ainda não percebe? Não é mais problema de um futuro distante, desvinculado de nossas ações e responsabilidades individuais, é o nosso próprio futuro e o futuro dos nossos filhos que estão em jogo.

Se qualquer questão "supérflua" já é motivo para iniciar uma guerra, quanto mais a FOME e a SEDE dos povos!

20 anos são apenas 5 governos, o atual presidente parece que se elegeu ontem e já caminha para o final do seu segundo mandato. Há a necessidade urgente de os políticos brasileiros (e do mundo inteiro, claro!) encararem com seriedade a questão e, deixando de lado a mesquinhez e o imediatismo, tomar HOJE as medidas de longo prazo para fazer frente à carestia generalizada que se avizinha e coloca em risco mortal a sobrevivência pacífica de toda a humanidade.

5 comentários:

Sebastião Batalha disse...

O grande problema é que as vistas politicas são tão curtas e tão imediatistas, que não permitem uma reflexão profunda, a não ser que haja realmente uma crise sistémica profunda que nos afecte a todos. Nunca antes.
Sei bem do que falo, preparo uma tese de mestrado sobre a economia politica da energia, e todos me chamam louco por defender um fim do petróleo como motor das sociedades, e a necessidade de uma reconversão económica, enquanto é tempo.
Abraço e bom artigo:)

yasmin disse...

Olá, Shalazaskha

Bem vindo ao meu blog, e obrigada pelo comentário!

E concordo com vc, o homem - seja indivíduo seja coletivo - parece saber tomar somente medidas corretivas, dificilmente busca prevenção. E na questão ambiental, já passou a hora da prevenção, temos que correr atrás dos prejuízos já causados e torcer muto para que dê tempo de segurar a velocidade com que o clima se altera. Infelizmente, a humanidade mais uma vez poderá destruir a sua civilização :(

Um grande abraço!
yasmin

Sebastião Batalha disse...

Obrigado pelas boas vindas:)

O grande problema do mundo, das suas estruturas económicas e sociais, é que um aumento da complexidade exige um custo económico e humano cada vez maior, que chega a um ponto de insustentabilidade, quer queiramos quer não, e os custos suplantarão(como já ultrapassaram) os benefícios da aposta num dado modelo social ou energético.

Neste caso, mesmo que começássemos hoje a tomar medidas contra esta estrutura social extremamente custosa e complexa, isto demoraria anos a ser implementado e não temos certeza que seja eficiente.

Os governos têm também medo de criar uma inflação de expectativas na população, e semear o pânico e convulsões sociais que os possam prejudicar, pois esta reconversão tem necessariamente de se traduzir numa diminuição do nível de luxo e conforto dos cidadãos.

Estamos numa encruzilhada Yasmin, e sinceramente acho que mais uma vez só tomaremos consciência disto quando as coisas começarem a correr muito mal.

Temos crise de liderança, temos crise de ideias, e se nada for feito a catástrofe, a longa emergência como lhe chamou James Howard Kunstler será uma realidade.

yasmin disse...

Sábio amigo!

Novamente concordo com vc, estamos numa terrível encruzilhada.

Mas as medidas "contra" essa estrutura falida não são necessárias! A sociedade agoniza, perdeu o senso moral e crítico, afogada na idolatria do consumo, e ela se corrói a si própria, está no caminho do suicídio. As medidas, sejam quais forem, poderão - isto sim - retardar o fim, mesmo que parcialmente e sem total eficácia, e não apressá-la com revolta dos inconformados.

Há vários caminhos que levam uma civilização à sua extinção, mas um deles é sempre constante: a estupidez humana.

O status quo é medroso, mas o medo que paralisa é mortal. As convulsões sociais já estão à porta, queiram os governantes ou não... (eventualmente eles agravam e precipitam)

E, fechando este "discurso" (rsrs) concordo também que vivemos uma crise sem precedentes tanto de liderança, como moral e ideológica, e temo muito pelo futuro de todos nós.

Abraços!
yasmin

Verônica Cobas disse...

Yasmin,

Vim te conhecer através do comentário que você fez no post da Kátia, no Criative-se. Sou uma das mantenedoras do blog e meus posts, sempre crõnicas, são publicados às sextas-feiras. Mas ao te visitar me deparo com esse post falando do futuro de um mundo e gerações que viverão as consequências da ação desastrosa do homem em busca de evolução e crescimento. Sou jornalista e estou produzindo para um dos clientes da empresa onde trabalho uma série de fascículos sobre aquecimento global, o futuro de nosso planeta e o quanto estamos dispostos a oferecer para melhorar a vida dos que viverão nos próximos cem anos. Gostei muito dos links que você sugere na barra lateral, com a possivel quantificação do que custamos em carbono. Atual e relevante. Quanto mais lembrarmos aos outros e a nós mesmos de que o futuro já começou, ainda teremos tempo de minorar as consequências do que a ganância por um mundo cruelmente competitivo trouxe para todos nós. Legal! bjs. Veronica

Links:

Abaixo listo alguns links que visito com freqüência e ou gosto bastante por trazerem informações sempre úteis, críticas e conscientes.

- Cidadania, Política e Consciência Crítica:
. Congresso em Foco: O dia-a-dia do nosso Congresso Nacional;
. Observatório da Imprensa: Olhar crítico sobre a mídia
. Transparência Brasil: Política e políticos sob lente de aumento;
. Deu no Jornal: Banco de dados da corrupção no Brasil;
. Opinião e Notícias: Um jornalismo alternativo, de orientação liberal;
. Montbläat: Um jornalismo independente na net;
. Alberto Dines: Opinião deste isuperável jornalista em blog;
. Escritos Infames: blog do Teócrito Abritta, ambientalista, fotógrafo e escritor;
. Náufrago da Utopia: blog do jornalista Celso Lungaretti, ex-guerrilheiro dos anos de ditadura e eterno combatente das injustiças sociais;
. Humberto Laudares: blog muito lúcido sobre política e economia;
. Direitos Fundamentais: blog do George Marmelstein Lima, focando principalmente a filosofia do direito;

E as leis que devem fazer parte do nosso dia-a-dia:
. Código de Defesa do Consumidor: Lei Federal 8.078;
. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei Federal 8.069
. Estatuto do Idoso: Lei Federal 10.741;
. Lei de Crimes Ambientais: Lei Federal 9.605 (atenção para o artigo 32 que estabelece pena de detenção e multa para maltrato de animais!).

- Meio Ambiente:
. SOS Mata Atlântica: ONG com ações concretas e eficientes para salvar a Mata Atlântica;
. Greenpeace Brasil: ONG bastante atuante na defesa do meio ambiente e animais em perigo de extinção (embora meio fanática e agressiva...);
. Planeta Sustentável: portal de Abril e seus patrocinadores, com artigos e dicas para exercício de cidadania ecologicamente sustável;
. Envolverde: muito bom portal sobre meio ambiente e consciência verde;
. Portal das Energias Renováveis: tudo sobre o mundo da energia;
. Sustentabilidade: ambientalismo focado como negócio.

- Animais de Estimação e Proteção Animal:
. Saúde Animal: bastante útil para começar a entender os nossos animais de estimação e cuidá-los bem (cães, gatos, ferrets, aquarismo, etc);
. ANDA: Agência de Notícias de Direitos Animais - e-jornal em defesa dos animais;
. PEA (Projeto Esperança Animal): OSCIP com site bem detalhado sobre proteção animal e campanhas em todo o território nacional, sediada na Grande São Paulo;
. Beco dos Gatos: tudo sobre gatos, esse fantástico mas injustiçado animal de estimação;
. Gatos do Rio: mais informações sobre gatos, e adoção responsável dos gatos do Rio de Janeiro.
. Adote Um Gatinho: ONG semelhante a Gatos do Rio, porém sediada em São Paulo, SP.

- Culinária:
. Livro de Receitas: um dos sites com maior quantidade de receitas que já vi, para todos os gostos;
. Guia Vegano: receitas, ecologia e proteção animal - tudo num lugar só!
. Receitas Vegan: boas receitas para quem não pretende consumir proteína animal;
. Receita Passo a Passo: blog do Beto, um chef tão caprichoso nos seus posts que é impossível vc errar seguindo as suas receitas, simples mas super saborosas;
. Cantinho Vegetariano: blog da Elaine, onde se encontram excelentes e maravilhosas alternativas culinárias para quem precisa ou deseja deixar de comer carne e derivados.

- Laser, Entretenimento, Conhecimentos Gerais:
. AMG: o mais completo banco de dados sobre música (praticamente todos os estilos internacionalmente conhecidos) - em inglês;
. IMDB: tudo sobre o mundo de cinema - em inglês;
. Observatório: blog de astronomia, com belas fotos do mapa celeste;
. National Geographic: dispensa apresentação; este é original - em inglês;
. SuperInteressante: versão online da revista do mesmo nome;
. É Triste Viver de Humor: blog do Marcelo de Andrade, com charges de humor;
. Terceira Via Verdão: site mantido por torcedores do Palmeiras; eu não sou palmeirense, mas há excelentes artigos sobre o mundo do futebol;
. Futebol & Negócio: blog de vários colaboradores, focando o futebol como indústria do entretenimento.