domingo, 7 de dezembro de 2008

Futebol: as 3 vertentes de uma gestão

Ainda sobre o futebol...!

Estou lendo tudo que posso no site do 3VV e seu blog, e fico contente de ver que, a despeito da minha ignorância total sobre esse mundo, não estava muito longe da verdade: a renda da bilheteria nunca chega a 30% do total de rendas de um clube, pelo menos os da divsão de topo. Para equilibrar as finanças, os clubes têm que buscar 1. patrocinadores e parceiros; 2. marketing da sua marca e produtos; 3. venda de direitos federativos dos seus jogadores. E ainda contar com a cota da TV, que na 1ª Divisão é muito valiosa, coisa de milhões.

Eu sou extremamente "mão-de-vaca", e impenetrável pela propaganda. Então, não consigo avaliar o quanto a exposição de uma marca vale para aumentar a receita de uma empresa. O que tenho lido, no entanto, afirma que essa exposição é, sim, muito valiosa, principalmente em se tratando de TV. E isso eu entendo -de economia das despesas -, já que segundos de propaganda veiculada num bom canal de TV deve custar muito mais que a exposição da marca de uma empresa nas camisas dos jogadores durante 90 minutos do jogo e isso várias vezes ao mês. E o mesmo deve acontecer com as placas dispostas nos campos onde acontecem os jogos. Só não sei como se relaciona quantitativamente essa exposição com aumento nas vendas dos produtos das patrocinadoras. Por outro lado, empresa nenhuma gostaria de ter a sua marca associada a um time de desempenho sofrível; o time tem que ser vencedor, ou pelo menos brigar para ser, demonstrar ter potencial para vir um dia a ser campeão. O número de torcedores desse time também deve contar. (De que adianta ter a sua marca nas camisas, se ninguém assiste o jogo desse time?) Assim, para conquistar uma empresa para que ela venha a ser patrocinadora, tem-se que investir primeiro. Nos jogadores, no técnico, na comissão médica; e elaborar um plano de gestão a curto, médio e a longo prazos, plano esse que deve convencer qualquer empresário medianamente inteligente.

Da mesma forma como não entendo como uma propaganda possa seduzir um consumidor a adquirir produtos dessa propaganda, também não entendo como produtos que levam o nome e o escudo de um time possa vender. Mas, ao menos nos casos de times grandes, essa parece ser a realidade. Vejo, durante os campeonatos significativos, os transeuntes desfilarem com camisa do seu time, ostentar bandeiras nos carros, etc. Suponho que torcedores fanáticos devam ainda comprar outros objetos tais como canecas de cerveja, chaveiros, sachê desodorizador para carros, DVDs e CDs com jogos memoráveis e hinos, e outros badulaques... Mas, novamente, essa receita deve ser função do número de torcedores e, de qualquer modo, esses objetos não são coisa de muito valor por unidade, vai ter que vender muuuito para render algum dinheiro. Entretanto, se uma empresa fornecedora de tais produtos fosse a parceira, a convergência de interesses poderia surtir algum efeito para aumentar o interesse do público e consequentemente o número de torcedores. (Por exemplo, uma loja de CDs e DVDs poderia dar de brinde um CD com hino do clube para compras acima de xx reais; outra poderia dar um chaveiro, uma lavadora de carros e concessionárias poderiam enfeitar os carros vendidos ou lavados com sachês desodorizantes com emblema do clube e endereço do estabelecimento atrás, uma gráfica poderia fazer calendários com as fotos dos jogadores que fizeram história do clube, etc...) Todo esse tipo de campanha valoriza o nome do clube. Mas, outra vez, o clube tem que fazer a sua parte, investir num time competitivo. Senão, o interesse despertado cedo se esvairá se o time não apresentar um bom espetáculo.

E quanto à venda dos jogadores... Essa é, como disse, (e minhas leituras confirmam) um investimento de alto risco e retorno incerto. O clube pode contratar jogadores promissores que se machucam logo no início do campeonato, ou podem se desentender com o técnico e deixam de mostar um bom futebol... Apesar de as minhas leituras afirmarem que a venda dos jogadores é fundamental para equilíbrio orçamentário de todos os clubes de 1ª divisão, acho bom não contar muito com isso, pelo menos no início da reestruturação. A alternativa seria um patrocinador que assumisse tanto a contratação como o risco de ter prejuízo, mas esse tipo de patrocinador só será encontrado quando o clube tiver provado cabalmente que a sua gestão está no caminho correto.

Nenhum comentário:

Links:

Abaixo listo alguns links que visito com freqüência e ou gosto bastante por trazerem informações sempre úteis, críticas e conscientes.

- Cidadania, Política e Consciência Crítica:
. Congresso em Foco: O dia-a-dia do nosso Congresso Nacional;
. Observatório da Imprensa: Olhar crítico sobre a mídia
. Transparência Brasil: Política e políticos sob lente de aumento;
. Deu no Jornal: Banco de dados da corrupção no Brasil;
. Opinião e Notícias: Um jornalismo alternativo, de orientação liberal;
. Montbläat: Um jornalismo independente na net;
. Alberto Dines: Opinião deste isuperável jornalista em blog;
. Escritos Infames: blog do Teócrito Abritta, ambientalista, fotógrafo e escritor;
. Náufrago da Utopia: blog do jornalista Celso Lungaretti, ex-guerrilheiro dos anos de ditadura e eterno combatente das injustiças sociais;
. Humberto Laudares: blog muito lúcido sobre política e economia;
. Direitos Fundamentais: blog do George Marmelstein Lima, focando principalmente a filosofia do direito;

E as leis que devem fazer parte do nosso dia-a-dia:
. Código de Defesa do Consumidor: Lei Federal 8.078;
. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei Federal 8.069
. Estatuto do Idoso: Lei Federal 10.741;
. Lei de Crimes Ambientais: Lei Federal 9.605 (atenção para o artigo 32 que estabelece pena de detenção e multa para maltrato de animais!).

- Meio Ambiente:
. SOS Mata Atlântica: ONG com ações concretas e eficientes para salvar a Mata Atlântica;
. Greenpeace Brasil: ONG bastante atuante na defesa do meio ambiente e animais em perigo de extinção (embora meio fanática e agressiva...);
. Planeta Sustentável: portal de Abril e seus patrocinadores, com artigos e dicas para exercício de cidadania ecologicamente sustável;
. Envolverde: muito bom portal sobre meio ambiente e consciência verde;
. Portal das Energias Renováveis: tudo sobre o mundo da energia;
. Sustentabilidade: ambientalismo focado como negócio.

- Animais de Estimação e Proteção Animal:
. Saúde Animal: bastante útil para começar a entender os nossos animais de estimação e cuidá-los bem (cães, gatos, ferrets, aquarismo, etc);
. ANDA: Agência de Notícias de Direitos Animais - e-jornal em defesa dos animais;
. PEA (Projeto Esperança Animal): OSCIP com site bem detalhado sobre proteção animal e campanhas em todo o território nacional, sediada na Grande São Paulo;
. Beco dos Gatos: tudo sobre gatos, esse fantástico mas injustiçado animal de estimação;
. Gatos do Rio: mais informações sobre gatos, e adoção responsável dos gatos do Rio de Janeiro.
. Adote Um Gatinho: ONG semelhante a Gatos do Rio, porém sediada em São Paulo, SP.

- Culinária:
. Livro de Receitas: um dos sites com maior quantidade de receitas que já vi, para todos os gostos;
. Guia Vegano: receitas, ecologia e proteção animal - tudo num lugar só!
. Receitas Vegan: boas receitas para quem não pretende consumir proteína animal;
. Receita Passo a Passo: blog do Beto, um chef tão caprichoso nos seus posts que é impossível vc errar seguindo as suas receitas, simples mas super saborosas;
. Cantinho Vegetariano: blog da Elaine, onde se encontram excelentes e maravilhosas alternativas culinárias para quem precisa ou deseja deixar de comer carne e derivados.

- Laser, Entretenimento, Conhecimentos Gerais:
. AMG: o mais completo banco de dados sobre música (praticamente todos os estilos internacionalmente conhecidos) - em inglês;
. IMDB: tudo sobre o mundo de cinema - em inglês;
. Observatório: blog de astronomia, com belas fotos do mapa celeste;
. National Geographic: dispensa apresentação; este é original - em inglês;
. SuperInteressante: versão online da revista do mesmo nome;
. É Triste Viver de Humor: blog do Marcelo de Andrade, com charges de humor;
. Terceira Via Verdão: site mantido por torcedores do Palmeiras; eu não sou palmeirense, mas há excelentes artigos sobre o mundo do futebol;
. Futebol & Negócio: blog de vários colaboradores, focando o futebol como indústria do entretenimento.