Há um blog que gosto de visitar: é o Animais para Adoção - SP onde a responsável publica anúncios de animais - principalmente cães, mas alguns gatos também - sendo doados para adoção. Eu não estou à procura de nenhum animal, mas visito o blog quando quero ler sobre dicas de cuidado e conselhos. Hoje foi publicado lá uma alerta sobre os cuidados que se deve tomar quando se resolve adotar um animal de estimação. A alerta é muito válida e oportuna, então resolvi reproduzir aqui. O artigo original está aqui. No texto reproduzido abaixo, incluí algumas observações em itálico.
-----------
ANIMAL NÃO É BRINQUEDO - SENTE TRISTEZA, FRIO, DOR E MEDO
Você está preparado para adotar um animal? Para fazer uma adoção consciente e não se arrepender depois, refllita sobre os seguintes pontos:
- Cães e gatos vivem 15 anos em média. Você tem condições de assumir essa responsabilidade ao longo desse tempo?
- Se você sair de férias ou viajar no feriadão, quem vai cuidar do seu amigão?
- Assim como você, os animais também não gostam da solidão. Ter um animal para trancá-lo na lavanderia ou deixá-lo sozinho em casa o dia todo não é uma atitude correta. Ou o animal pode conviver com a família ou é melhor não tê-lo.
- Animais que vivem confinados em pequenos espaços ou presos em correntes podem sofrer (cães, principalmente; gatos, hamsters e outros sofrem menos) graves distúrbios de comportamento, desconforto, atrofia óssea ou muscular, obesidade e depressão.
- Crianças NÃO podem ser as responsáveis pelos animais. Se seu filho quer um bicho mas você não gosta, não tem tempo nem paciência para cuidar, então é melhor não adotar.
- As pessoas da sua casa gostam de animais? Todos concordam que você leve um cão ou gato para casa?
- A convenção do seu prédio permite a entrada e a circulação de animais?
- Animais precisam ter um espaço próprio, como uma casinha ou caminha, onde se sintam seguros.
- Animais (cães) precisam ter a oportunidade de brincar ao ar livre e de conviver com outros de sua espécie. (Gatos sentem menos necessidades mas serão mais felizes e menos estressados se tiverem companhia de outros da sua espécie.)
- Os cães necessitam de pelo menos um bom passeio por dia. Utilize sempre coleira e guia para evitar que seu animal fuja, seja atropelado ou brigue com outros cães.
- Animais precisam de carinho, alimentação de boa qualidade, cuidados de higiene, vermífugos, vacinas anuais e cuidados veterinários.
- Quando os animais ficam idosos, precisam de amor e cuidados redobrados. Você está disposto a amar e a cuidar de seu amiguinho por todos os dias da vida dele? Tem condições econômicas e disposição para gastar com veterinários e remédios?
- Animais não são bichinhos de pelúcia. Eles têm personalidade, fazem bagunça, sujeira e nem sempre estão de bom humor ou dispostos a brincar.
- Animais sofrem profundamente com a rejeição e o abandono.
- O abandono de animais é crime previsto pela Lei Federal 9.605/98. Descuido também é considerado maltrato, e maus tratos são igualmente crimes previstos na mesma lei.
Um comentário:
Olá Yasmin,
Aqui é a Nanci, do blog Animais para Adoção - SP.
Fique à vontade para reproduzir os textos. Quanto mais essas idéias forem difundidas, melhor para os animais. Eu só tenho a agradecer por sua ajuda na divulgação.
Beijo,
Nanci
http://adotacao.blogspot.com
Postar um comentário