domingo, 28 de dezembro de 2008

Gata doente

A minha gata está doente. O que será que ela tem? A própria vet está tentando adivinhar, só com sintomas não dá para saber que doença acomete a minha gata. Por enquanto, está tomando soro e estimulante de apetite. E amanhã fará exame de ultrassom.

A minha gata era de uma saúde invejável, nunca havia ficado doente em toda a vida, por 8 anos. Quase nunca vomitava, nem mesmo bolas de pelo, e era até gorda, pesava mais de 5 kg. Comia somente a ração da sua preferência, nunca demonstrou interesse na comida humana, nem mesmo carne. As únicas vezes que ia ao vet era para tomar as vacinas (quádrupla sempre - a quíntupla é perigosa, e tripla não a protege o suficiente, na minha opinião) e fazer um check up, sempre atestando saúde excelente. Nem mesmo vermes ela apresentava, só sendo vermifugada por "prevenção".

Mas, aos 7 anos ela começou apresentando diarréia intermitente. Começou no inverno de 2005, mas passou assim que o frio acabou. Passou-se um ano e ela voltou a ter diarréia no inverno de 2006, que também acabou quando o tempo melhorou. Achamos que era somente a friagem, e ela passou a dormir na cama, com a gente. Então, ela voltou a ter diarréia em pleno verão, em janeiro de 2007. Foi para vet, fez exame de fezes e como não acusou nada, tomou metronidazol, com o que a diarréia cessou. Mas ela começou a emagrecer, e a rejeitar a sua ração. Miava pedindo comida, mas a ração ficava intocada. Meu marido achava que era "frescura", que um animal com fome haveria de comer o que tivesse, e foi contra levá-la ao vet. Eu comecei a aquecer a ração na frigideira, e essa ela aceitava bem, então achei que a ração era velha e havia perdido a crocância. Mas, aí vi que ela estava ficando magra demais. Resolvemos levá-la à única vet da cidade especializada em gatos. No check up ela foi pesada: 3,200kg! Fez uma bateria de exames e verificou-se que o seu pâncreas estava inchado. Entrou em tratamento intensivo, com internação por uma semana, soro e antibióticos diários. Mas, então, a vet viajou, deixando nas mãos dos estagiários o cuidado da minha gata. Uma noite, após tomar injeções e receber comprimidos de remédios, a minha gata vomitou toda a medicação e comida, entrou no seu igloo e não saiu mais. Não quis mais comer nem beber, nem ao banheiro ia. No segundo dia, telefonei desesperada para um outro vet, que lhe deu soro e modificou a medicação. Ela reagiu, e parecia melhorar. Mas, quando a vet voltou da viagem, ela voltou com as medicações anteriores e pediu novamente a internação. Mudou a ração e chegou a aplicar até 5 tipos de antibiótico de uma vez. De todo modo, a minha gata foi devagarzinho melhorando, a diarréia cedeu aos poucos, e recuperou o peso até 3,800kg. Pâncreas voltou ao tamanho normal depois de 6 meses de tratamento. Recebeu a alta em janeiro de 2008, isto é, há exatamente um ano.

De lá para cá, a minha gata voltou a engordar um pouco, passou dos 4kg, embora nunca mais fosse a mesma gata ativa e alegre. Ficou bem mais indolente, parou de brincar como antes mas parecia saudável. Passou sem diarréia neste último inverno, embora as fezes ficassem pastosas vez ou outra.

Mas neste Natal ela voltou a parecer doente. Desde novembro vem emagrecendo, embora comesse razoavelmente bem. Começou a vomitar com frequência, e para diminuir o vômito passou a receber Malt Paste quase todo dia, que não fez muito efeito. Daí, na semana do Natal ela parou de comer a sua "comidinha gostosa", parou de pedir comida. Na véspera de Natal, ela simplesmente parou de comer e de beber água. Seu pelo ficou eriçado (sempre que ela se sente mal, o seu pelo fica eriçado...), deixou de se enrolar para dormir, ficando de cócoras com expressão de dor.

Foi para vet anteontem (dia 26), e voltou a receber Cobavital, um estimulante de apetite para humanos, além da injeção "preventiva" de antibiótico, vitaminas e soro. Voltou cambaleando da clínica, continuou sem comer. Ontem voltou à clínica para outra dose de soro e Cobavital, e recebeu uma injeção de anti-inflamatório na perna traseira direita. Voltou para casa sem movimento nessa perna, acusando muita dor. Quando lhe dei um pouco de frango desfiado ela comeu mas pouco depois vomitou tudo.

Estou muito preocupada com a sua saúde, quero muito que ela reaja positivamente ao tratamento. Neste momento, ela está num dos seus lugares preferidos (sobre o aparelho de videocassete) dormitando. Hoje ela aceitou ser abraçada (ontem, não queria saber de ser tocada) mas está um tanto letárgica...

Gostaria muito de encontrar um outro vet especializado em gatos, essa vet atual não me parece muito confiável... mas até hoje não achei nenhum outro melhor que ela!

Abri um novo blog, especial, para acompanhar a evolução da saúde da minha gata. Tomara que ela nos ofereça muitos assuntos bons e engraçados para mantê-lo no ar por muitos anos mais, afinal ela só tem 10 anos.

5 comentários:

MARIA ANGÉLICA TASSO disse...

Olá Companheira amiga dos Gatos
Estou passando por situação semelhante com meu gatão de 13 anos e o veterinário daqui diagnosticou lipidose hepática (fígado gorduroso) e os sintomas são muito parecidos com o que está acontecendo com sua gatinha.Para esta doença ele indicou uma alimentação muito forte e constante de uma ração especial chamada PRESCRIPTION DIET da Hill's a/d e hidratação constante (estou dando Pedialite 90). Esse problema é típico de gatos obesos. Deve-se alimentá-lo várias vezes ao dia (80ml). A cura depende do dono e da persistência pois os gatos perdem o interesse por qualquer alimento e isso só passa depois de umas 3 semanas de medicação oral. Dissolva a ração no soro ou água filtrada e dê com uma seringa. Espero que corra tudo bem com ela. Abraços

yasmin disse...

Bom dia, Angélica, Feliz Ano Novo para vc e seu Gatão!

Muito obrigada pela visita e por conselhos.

A lipidose é uma doença que pode ser fatal se não tratada a tempo, que bom que seu gatão tem uma mãe zelosa como vc! espero que ele se recupere bem depressa!

No caso da minha gata, o que ela tem parece ser mesmo recidiva de pancreatite que quase a matou há 2 anos atrás. E está cada vez mais difícil fazê-la reagir, agora mesmo ela está escondida num canto escuro, não quer sair para nada, nem para comer, beber ou fazer necessidades :'(

Volte sempre, espero poder trocar mais idéias com vc e mais vezes sobre a saúde dos nossos queridos bichanos de terceira idade.

Bjs

Unknown disse...

Olá, Tenho uma gata com 16 anos que também já passou por um problema muito complicado e por sorte, recebi a recomendação de um veterinário e o resultado foi muito bom! Ele fica na Rua da Consolação,3649 são 8 veterinários em uma Clinica 24 Horas - Vale a pena!!! Tel: 3085-2447 tenho o e-mail também: guicaldas@yahoo.com.br
Boa Sorte

Unknown disse...

Olá, Tenho uma gata com 16 anos que também já passou por um problema muito complicado e por sorte, recebi a recomendação de um veterinário e o resultado foi muito bom! Ele fica na Rua da Consolação,3649 são 8 veterinários em uma Clinica 24 Horas - Vale a pena!!! Tel: 3085-2447 tenho o e-mail também: guicaldas@yahoo.com.br
Boa Sorte

yasmin disse...

Boa noite, Diana!

Muitíssimo obrigada pela indicação do seu veterinário, fico por demais agradecida mesmo!

No momento, a minha gata está muito bem, graças a deus! Recuperou-se e até engordou um pouco :)

Mas é sempre bom ter indicação de um bom vet. Na minha cidade, só tem uma vet especializada em gatos, e ela não tem sido muito boa para minha fofa. Assim, em caso de necessidade, estou disposta a viajar até São Paulo consultar o vet que vc me recomendou!

Entre no meu outro blog "Diario da Gatinha" e vc poderá acompanhar o progresso da saúde da minha gata. Tomara que ela tenha a mesma sorte da sua que já tem 16 anos, certamente graças ao zelo da sua mãezinha!

Muitos abraços!

Links:

Abaixo listo alguns links que visito com freqüência e ou gosto bastante por trazerem informações sempre úteis, críticas e conscientes.

- Cidadania, Política e Consciência Crítica:
. Congresso em Foco: O dia-a-dia do nosso Congresso Nacional;
. Observatório da Imprensa: Olhar crítico sobre a mídia
. Transparência Brasil: Política e políticos sob lente de aumento;
. Deu no Jornal: Banco de dados da corrupção no Brasil;
. Opinião e Notícias: Um jornalismo alternativo, de orientação liberal;
. Montbläat: Um jornalismo independente na net;
. Alberto Dines: Opinião deste isuperável jornalista em blog;
. Escritos Infames: blog do Teócrito Abritta, ambientalista, fotógrafo e escritor;
. Náufrago da Utopia: blog do jornalista Celso Lungaretti, ex-guerrilheiro dos anos de ditadura e eterno combatente das injustiças sociais;
. Humberto Laudares: blog muito lúcido sobre política e economia;
. Direitos Fundamentais: blog do George Marmelstein Lima, focando principalmente a filosofia do direito;

E as leis que devem fazer parte do nosso dia-a-dia:
. Código de Defesa do Consumidor: Lei Federal 8.078;
. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei Federal 8.069
. Estatuto do Idoso: Lei Federal 10.741;
. Lei de Crimes Ambientais: Lei Federal 9.605 (atenção para o artigo 32 que estabelece pena de detenção e multa para maltrato de animais!).

- Meio Ambiente:
. SOS Mata Atlântica: ONG com ações concretas e eficientes para salvar a Mata Atlântica;
. Greenpeace Brasil: ONG bastante atuante na defesa do meio ambiente e animais em perigo de extinção (embora meio fanática e agressiva...);
. Planeta Sustentável: portal de Abril e seus patrocinadores, com artigos e dicas para exercício de cidadania ecologicamente sustável;
. Envolverde: muito bom portal sobre meio ambiente e consciência verde;
. Portal das Energias Renováveis: tudo sobre o mundo da energia;
. Sustentabilidade: ambientalismo focado como negócio.

- Animais de Estimação e Proteção Animal:
. Saúde Animal: bastante útil para começar a entender os nossos animais de estimação e cuidá-los bem (cães, gatos, ferrets, aquarismo, etc);
. ANDA: Agência de Notícias de Direitos Animais - e-jornal em defesa dos animais;
. PEA (Projeto Esperança Animal): OSCIP com site bem detalhado sobre proteção animal e campanhas em todo o território nacional, sediada na Grande São Paulo;
. Beco dos Gatos: tudo sobre gatos, esse fantástico mas injustiçado animal de estimação;
. Gatos do Rio: mais informações sobre gatos, e adoção responsável dos gatos do Rio de Janeiro.
. Adote Um Gatinho: ONG semelhante a Gatos do Rio, porém sediada em São Paulo, SP.

- Culinária:
. Livro de Receitas: um dos sites com maior quantidade de receitas que já vi, para todos os gostos;
. Guia Vegano: receitas, ecologia e proteção animal - tudo num lugar só!
. Receitas Vegan: boas receitas para quem não pretende consumir proteína animal;
. Receita Passo a Passo: blog do Beto, um chef tão caprichoso nos seus posts que é impossível vc errar seguindo as suas receitas, simples mas super saborosas;
. Cantinho Vegetariano: blog da Elaine, onde se encontram excelentes e maravilhosas alternativas culinárias para quem precisa ou deseja deixar de comer carne e derivados.

- Laser, Entretenimento, Conhecimentos Gerais:
. AMG: o mais completo banco de dados sobre música (praticamente todos os estilos internacionalmente conhecidos) - em inglês;
. IMDB: tudo sobre o mundo de cinema - em inglês;
. Observatório: blog de astronomia, com belas fotos do mapa celeste;
. National Geographic: dispensa apresentação; este é original - em inglês;
. SuperInteressante: versão online da revista do mesmo nome;
. É Triste Viver de Humor: blog do Marcelo de Andrade, com charges de humor;
. Terceira Via Verdão: site mantido por torcedores do Palmeiras; eu não sou palmeirense, mas há excelentes artigos sobre o mundo do futebol;
. Futebol & Negócio: blog de vários colaboradores, focando o futebol como indústria do entretenimento.